Friday, November 12, 2004

TROCO UM SENTIDO POR UMA HABILIDADE
Um belo dia, Deus achou que os seres humanos estavam desenvolvidos demais, com poderes demais. E assim acabariam auto-exterminando a raça humana com guerras e conflitos cada vez mais poderosos. Resolveu assim, subtrair um dos cinco sentidos de cada pessoa. O lado bom é que era possível escolher qual o sentido se abriria mão a partir daquele dia.
O primeiro, adiantando-se aos demais, levantou o dedo e foi pedindo.
- Senhor, eu abro mão do meu olfato, pois poderei viver tranquilamente sem sentir odores, principalmente os ruins.
O segundo foi um gordo de 132 quilos.
- Senhor, eu abro mão do meu paladar. Pois assim deixarei de sentir o sabor das comidas e, logo, passarei a comer menos. O que, no momento é o que eu mais preciso.
O próximo escolheu a visão. Uma moça de meia idade.
- Senhor, abro mão da minha visão. Minha vida sempre foi feia. Cresci numa cidade imunda, em meio a traficantes e mendigos. Sou uma mulher feia que só consegue homens feios. Se eu viver sem enxergar, talvez a minha vida passe a ser como um eterno sonho.
O penúltimo pensou rápido e decidiu pela audição.
- Senhor, optarei pela audição. Não sou tão ligado à musica. Ademais, estão construindo um prédio ao lado da minha casa há 2 anos e eu não aguento mais o barulho da obra que começa às 7 da manhã.
O último, teve de escolher o tato.
- Senhor, ficarei com o tato, pois não tenho outra opção. E quem não tem outra opção já optou.
Foi quando apareceu o sexto indivíduo.
- Senhor, eu não quero abrir mão de nenhum desses sentidos citados anteriormente. Eu quero ser MUDO. E provavelmente estas serão as minhas últimas palavras que eu vou proferir. Talvez por isso, a minha justificativa seja a mais longa de todas. Mas depois eu ficarei quieto para sempre, o Senhor sabe. Fiquei quieto aqui no meu canto, observando as outras pessoas e suas respectivas justificativas. E, digamos que dei sorte por eles terem feito suas escolhas tal qual o senhor viu. Porque eu perderei a fala. Mas continuarei podendo ver a beleza de um nascer do sol na beira da praia, poderei sentir o perfume das flores e das mulheres, poderei sentir o sabor de um bom prato e do sorvete de pistache que eu tanto gosto, e tudo isso ao som da natureza ou da trilha que estiver tocando em cada um desses momentos.
Enfim, vou optar por manter todos os sentidos que me fazem absorver tudo o que está ao meu redor. Com o direito de ficar quieto, guardando todas essas preciosidades dentro de mim.
- Mais alguma coisa?
- ...

No comments: